DICAS PARA FAZER AS PRÓPRIAS UNHAS!

DICAS PARA FAZER AS PRÓPRIAS UNHAS!

18 de dezembro de 2011

Sabe aquele dia em que você arranjou um compromisso de última hora e não conseguiu horário com a manicure ??
Aí você começa a ter um “xilique” porque está com a unha sem fazer…
Calma, a seguir você terá dicas milagrosas para fazer as unhas em casa, sozinha, em segurança (sem tirar bifes, ou até um boi dos dedos -risos-) e ainda arrazar no seu compromisso!


Vamos lá:


1- Lugar iluminado e posição correta Dê preferência para a luz natural, que ajuda a enxergar possíveis defeitos. 
Procure não ficar muito curvada e muito menos sentar de forma que suas mãos fiquem muito baixas. A altura ideal é manter as mãos no meio do tronco, como se estivesse apoiada em uma mesa. 



2- Kit manicure completo 
Além de lixa de unha, algodão e acetona ou removedor de esmalte, o ideal é ter em mãos um pequeno kit. Invista nele e você não vai se arrepender: lixa bloco (aquela de polir a superfície da unha), espátula, alicate de cutícula, emoliente, pau de laranjeira, base, esmalte, spray ou óleo secante, borrifador de água, uma toalha para secar as mãos durante o procedimento, lápis ou pó hemostático, recipiente de água.




3- Material adequado para uso 
A limpeza dos instrumentos deve ser feita da seguinte forma: primeiro lavar com sabão neutro e água e secá-los muito bem. Depois, esterilizá-los: quem não tem uma estufa ou autoclave, pode aplicar álcool 70% com um algodão. E, por fim, armazenar da forma correta (embalados de forma individual). O recipiente de água utilizado para a remoção da cutícula também deve ser limpo com água e álcool 70%.



4- Preparação e aplicação do emoliente de cutículas 
Existem duas formas de preparar a cutícula. A técnica de “mão a seco”, que consiste em aplicar o emoliente, pedaços pequenos de algodão em cada unha e borrifar água. E a técnica “mão na água”, mais conhecida, que se resume em aplicar o emoliente em todas as unhas, mergulhar os dedos em água morna e deixá-los submersos por cerca de 3 minutos.



5- Cutícula – espatulação e remoção Este talvez seja o passo mais importante para alcançar unhas belas em casa! A espatulação deve ser feita com calma. Se essa fase for efetuada de forma adequada, tirar a cutícula vai ser bem mais fácil. Caso tenha optado pela técnica a seco, retira-se apenas o algodão da unha a ser espatulada. 
A espátula deve ser segurada como se fosse uma caneta, próxima à ponta redonda. Não é necessário colocar força, o mais importante é empurrar delicadamente a cutícula, acompanhando o formato da unha. 
Para a remoção da cutícula, o alicate deve estar devidamente amolado (se não estiver, as chances de se cortar são enormes). 


Dicas: • Para quem gosta, e sabe, vale afundar o alicate. Para as iniciantes, não é recomendado, pois as chances de se machucar feio são altíssimas. 
• Vale lembrar que os dermatologistas recomendam apenas a retirada parcial da cutícula.

• Lembre-se que a cutícula só pode ser feita uma vez por semana, esse é o tempo mínimo que ela leva para crescer. 
• Caso você se corte e não pare de sangrar, aplique um pouco de pó hemostático no local, isso ajuda bastante. 
• Ah, em ambas as técnicas as outras unhas devem permanecer úmidas para a cutícula não secar.




Beijos,
@BrunaMuffin
Compartilhe a Dica!
Leia Também!
Deixe seu comentário