Dermatite + Desabafo!

Dermatite + Desabafo!

02 de dezembro de 2014

“Bruna, o que é isso no seu rosto?”
“Bru, o que aconteceu com o seu braço?”

Essas são as perguntas que eu mais ouço de pessoas que acabaram de me conhecer ou que não sabem que eu sofro de Dermatite Atópica.

Com 7 meses de vida eu fui diagnosticada com  Dermatite Atópica e até então, convivo com ela… Hoje eu tenho 20 anos e posso dizer: Não é fácil! Uma mistura de sentimentos me consomem todos os dias quando eu acordo e olho meus braços vermelhos, meu rosto com uma mancha enorme vermelha ou mais escura e a temida pele ressecada.

“Dermatite atópica (ou eczema atópico) é um processo inflamatório crônico da pele caracterizado por lesões avermelhadas, que coçam muito e, às vezes, descamam. Geralmente, elas se localizam na face das crianças pequenas e nas dobras do joelho e cotovelo das crianças maiores e dos adultos. Seus sintomas são: Coceira, que piora com a transpiração; lesões avermelhadas que podem apresentar vesículas e escoriações e funcionam como porta de entrada para bactérias.”

Fonte: Site do Dr. Drauzio Varella

Infelizmente Dermatite Atópica não tem cura, eu estou bem ciente disso e sei que não vou morrer dela, mas sim com ela! O mais difícil é saber lidar com as coceiras intermináveis, vermelhidões e pequenos machucados que formam na pele.
Perguntas para mim não são nada… Já aprendi a lidar com isso muito bem :). O que realmente me chateia é ver que algumas pessoas não entendem que: Uma hora eu canso! Sim, eu já estou cansada de ficar 20 anos tomando antialérgicos, 20 anos passando pomadas a base de corticoides e tudo mais… Comentários do tipo: “Mas porque você não passa uma pomada?” “Mas porque você não toma uma remédio?”. GENTE, se passar uma simples pomada ou tomar um simples antialérgico me curasse para sempre, seria burrice eu estar escrevendo esse post para desabafar!!

Eu amo me maquiar, amo cosméticos e produtos de beleza, mas imagine uma pessoa com a pele extremamente seca e sensível… SOU EU! Ou seja, quase tudo que eu passe na minha pele, mais tarde terá uma reação (com exceção dos hidratantes recomendados pelo médico).

É difícil viver com os olhares voltados para as suas alergias e manchas vermelhas… Eu sei que ninguém é obrigado a saber o que é, mas as pessoas precisam ouvir a minha explicação sobre a doença antes de fazer cara de nojo ou como se ela fosse contagiosa.

DERMATITE ATÓPICA NÃO É CONTAGIOSA! – Eu sou uma pessoa normal como todas as outras, apenas tenho a pele super sensível e seca.

Já fui muito mais encanada com a doença ao ponto de usar moletom e blusão para cobrir os braços no colégio e ninguém ver a que ponto estava a irritação da minha pele. Hoje em dia eu uso blusas sem manga, shorts e até deixo de usar maquiagem, saindo de casa com os vermelhões a mostra e pronta para encarar os olhares tenebrosos. Afinal, eu sou assim!

UFA, desabafei…

dermatite_atopica

Obrigada por ter lido até aqui  [heart]

Beijos,
@BrunaMuffin
Compartilhe a Dica!
Leia Também!
14 comentários
  1. Flávia
    02 de dezembro de 2014

    Olá Bruna…
    Acompanho seu blog a algumas semanas… e com o Post de hoje, foi impossível ficar só na leitura..
    Sou de Santos/SP… minha mãe sofre com um problema de pele chamado psoríase a uns 10 anos… ela foi a uns 8 dermatologistas, e todos deram o mesmo diagnóstico… “não tem cura, isso é um problema que algumas pessoas desenvolvem por serem muito nervosas e/ou ansiosas”… ela tem manchas avermelhadas pelo corpo inteiro.. coça muito… e acaba criando umas escamas brancas… quando ela “tá bem” as manchas ficam branquinhas, mas é só ela ficar nervosa com alguma situação e volta tudo de novo…
    O que ela já gastou com cremes, pomadas e remédios… não temos nem noção…
    Hoje ela se adaptou a uma fórmula homeopática que ajuda bastante, não deixando ficar tão avermelhada a pele dela… porém afeta o seu estômago… mas isso não é nada comparado com os olhares das pessoas na rua… várias pessoas perguntam o que ela tem… e ela tem a enorme paciência de contar isso tudo que te contei para as pessoas…
    Lembro que no início da doença… eu cheguei a comentar com ela que se fosse comigo, eu não aguentaria passar por essas situações que ela passa… meio até que de discriminação sabe…
    Hoje vejo nela uma pessoa forte.. que apesar de tudo, superou e convive bem com suas ‘joaninhas’.

  2. Eliane Augustin Vassalo Rodrigues dos Santos
    02 de dezembro de 2014

    [flower2] Bruna vc é tão linda e especial, isso não é nada, tb tenho problema de pele e agora perdi a mama, as pessoas olham e comentam mesmo nem liga, vou falar para v o que falo para as minhas filhas : AGRADEÇA A DEUS TODOS OS DIAS POR SER PERFEITA FISICA E MENTALMENTE, TER UMA FAMILIA E PODER VIVER COM SAÚDE. Fique em paz menina. Bjus

  3. Xande
    03 de dezembro de 2014

    Eu deveria estar estudando pra jornalismo econômico. Sim! Eu deveria estar estudando… Mas acabei caindo nesse link. Desabafo foda! Boa, bruuuu.

    Beeeeeeeeeeijos

    ps: ocê escreve bem demais, minha amiga!

  4. Bruna Fernandes
    03 de dezembro de 2014

    Oi Flávia, tudo bom?! Apenas: AMEI seu comentário!!! Fiquei feliz de saber que mesmo com todos os olhares (sim, eu sei como é uma psoriase no auge de sua crise) sua mãe se manteve forte e se cobriu de paciência para explicar o que era a doença. Infelizmente, existe muita pessoa “perfeita” nesse munda sabe?! #SQN – Obrigada pelo comentário e por ter entendido meu desabado 🙂 Volte sempre, porque eu amei sua visita! Beijão

  5. Bruna Fernandes
    03 de dezembro de 2014

    Oi Eliane, tudo bom?? – Olha, acho que eu nunca fiquei tão emocionada com um comentário aqui no blog, como o seu me deixou. Obrigada pelas palavras!! Infelizmente as pessoas julgam mesmo, mas é como vc disse: Temo que agradecer a Deus todos os dias por ter uma família e poder viver com saúde!!! Força para você e claro: UM BEIJÃO 🙂

  6. Bruna Fernandes
    03 de dezembro de 2014

    Xande, meu amor!! Desculpa atrapalhar seu estudo hahaha Obrigada pelo comentário super fofo. Você é demais mesmo, viu?! <3
    ps: to com saudades de ocê, seu lindo!!!

  7. Nadia Araujo
    03 de dezembro de 2014

    Veeemk miga, me da um abraço! Sua linda [pinkheart]

  8. Bruna Fernandes
    03 de dezembro de 2014

    FOFAAAA!

  9. Nanny
    03 de dezembro de 2014

    Comentários do tipo: “Mas porque você não passa uma pomada?” “Mas porque você não toma uma remédio?”. GENTE, se passar uma simples pomada ou tomar um simples antialérgico me curasse para sempre, seria burrice eu estar escrevendo esse post para desabafar!!

    Eu amo me maquiar, amo cosméticos e produtos de beleza, mas imagine uma pessoa com a pele extremamente seca e sensível… SOU EU! Ou seja, quase tudo que eu passe na minha pele, mais tarde terá uma reação (com exceção dos hidratantes recomendados pelo médico).

    NOSSA, JÁ QUIS FALAR ISSO PRA MILHARES DE PESSOASSSSS! nem sempre a nossa rotina de cuidados é 100% eficaz! Muitas vezes o que eu passo não dá conta de conter a vermelhidão e eu prefiro evitar ao máximo a cortisona! Falou tudo, Bru!!!!!

  10. Bruna Fernandes
    04 de dezembro de 2014

    Nanny, que delicia ter você aqui no blog!! Sobre a cortisona, não sei o qua falar… Só sentir kkkkk Ela me deixa mal, inchada e a maioria das pomadas que contém essa substância, me deixam com a pele tão brilhosa e oleosa 🙁 – Fico feliz de saber que você entende totalmente o que eu sinto e passo… É bom desabafar!

  11. Renata
    19 de março de 2015

    Oi Bruna,
    Te entendo demais!
    :/

  12. Bruna Fernandes
    24 de março de 2015

    Oi Renata! Que bom que você me entende… Porque olha, não é fácil 🙁

  13. […] e descamação da pele, ou seja, por causa da minha dermatite atópica (para entender melhor, clique aqui) eu perco muito a hidratação da pele e aí preciso estar constantemente […]

  14. […] que tudo é para ontem. A ansiedade, que na minha pele estoura em forma de Dermatite Atópica (já falei disso aqui no blog), dentro de mim estoura em sentimentos de querer tudo o mais rápido possível. Quando entrei no […]

Deixe seu comentário