Vamos falar sobre dieta e alimentos funcionais?

Vamos falar sobre dieta e alimentos funcionais?

13 de abril de 2016

Você não precisa estar de dieta para comer alimentos funcionais.

A primeira coisa que nos vem a cabeça quando falamos em alimentação é: DIETA. A primeira coisa que nos vem a cabeça quando falamos em alimentos funcionais é: DIETA.

Ei! Pera aí! Mas quem disse que você precisa estar de dieta para querer comer bem? Magra ou gorda, cuidar da saúde é essencial. Sempre falo abertamente para todo mundo que me pergunta da cirurgia bariátrica que eu operei porque estava muito doente, e não porque eu “precisava” ser magra. Aliás, eu me senti uma pessoa muito maravilhosa sendo plus size. Sempre tive amigos e sempre fui considerada um pessoa pra frente, alegre e que vivia de bem com a vida.

Operar foi uma solução para não ter que me entupir de remédios. Se eu fosse uma gordinha saudável, acho que jamais teria optado por operar. Porém, não posso ser hipócrita e não admitir que no atual momento, praticamente 40Kgs mais magra, eu estou com a auto-estima lá do céu. Isso é uma consequência.
Mas sabe, lá no fundo, acho que essa auto-estima se deve ao meu bem estar físico, pois minha saúde melhorou mil vezes mais!

A palavra DIETA significa (no dicionário):
substantivo feminino
1med regime alimentar, esp. o prescrito pelo médico a um doente ou a um convalescente.
2. cota habitual de alimentos sólidos e líquidos que uma pessoa ingere.

 

Ou seja, o plano de se alimentar é uma dieta. Parem de achar que a palavra dieta deve ser relacionada ao emagrecimento. Vamos ser felizes e seguir a dieta que nosso corpo pede.
Quero deixar bem claro que, pior do que tentar emagrecer é necessitar tomar remédios. Acredite!
Do que vale você ser magra e ser doente? Do que vale você estar gorda e doente? Eu não quero ser magra porque a sociedade pede e me tornar uma pessoa cheia de problemas de saúde, falta de vitaminas e etc. Eu só quero ser saudável.

 

REPITO: “Operar foi uma solução para não ter que me entupir de remédios. Se eu fosse uma gordinha saudável, acho que jamais teria optado por operar.”

 

aliemtnos_funcionais
Quis começar esse post assim, para deixar bem claro: Dieta é uma palavra levada a sério, onde a pessoas acham que só faz isso quem é obcecado por um corpo magro. STOP!
Se até os alimentos são tão coloridos, porque nós, meros mortais, vamos viver nas trevas por causa dos nossos corpos?!
Enfim, o motivo dó post é para dizer que: Alimento funcional é aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos em benefício da nossa saúde.
As vezes estamos passando por algum problem intestinal, queda de cabelo ou simplesmente as unhas que não crescem e já achamos que só remédio pode ajudar. Na verdade, existem zilhões de alimentos que podem ajudar você a equilibrar o funcionamento dos órgãos e dar aquele plus na saúde externa.
Olha só isso:

Casca de uva, vinho tinto e maçãs – Redução de doenças cardiovasculares e formação de coágulos e inflamações

Soja e derivados – Redução do risco de doenças cardiovasculares, alívio das ondas de calor em mulheres na menopausa

Brócolis, repolho, couve-flor e rabanete – Aumento da atividade de enzimas que combatem a formação de células cancerígenas

Tomate, goiaba e melancia – Atividade antioxidante, redução do risco de doenças cardiovasculares e proteção contra o câncer (especialmente de próstata)

Folhas Verdes – Proteção contra degeneração macular, manutenção de uma boa visão

Linhaça – Inibição de tumores, prevenção de doenças cardiovasculares e controle de doenças  auto-imunes e inflamatórias

Grãos integrais, frutas e vegetais em geral – Melhora na saúde intestinal, redução do risco de câncer de cólon e controle do colesterol e glicemia

Leites fermentados e iogurtes – Melhora da saúde intestinal e redução do risco de câncer de cólon

Gelatina – Rica em colágeno. Ajuda a firmar a pele, crescer as unhas mais fortes e o cabelo a ficar mais brilhoso.

Outro dia me perguntaram se eu NUNCA mais iria comer Junkie Food… Gente, é claro que eu vou comer! Só que não agora.
Me coloquei um propósito de que, quando eu estiver com a minha saúde em dia, eu vou começar a introduzir os alimentos gostosos e que eu tanto amava comer, porém aos poucos. Eu preciso primeiro de tudo me cuidar, ficar bem e aí sim ver se o externo está OK.

É aquele ditado: “Por fora, bela viola. Por dentro pão bolorento.” – E não é isso que eu quero…

large (2)

Espero que tenha gostado. Não esqueça de comentar!
Beijos,

Beijos,
@BrunaMuffin
Compartilhe a Dica!
Leia Também!
Deixe seu comentário