11 jogos para se divertir muito com a galera

11 jogos para se divertir muito com a galera

14 de outubro de 2020

Esse post foi feito em parceria com o André do Jogando Mais. André redigiu todo o post e forneceu as imagens para o Muffin.dicas. Valeu pela collab, André! Venha sempre aqui no blog.

Quem já está com saudades de reunir os amigos para bater papo, comer uma pizza e assistir um bom filme?

Embora ainda afetada pela pandemia causada pelo COVID 19, aos poucos a vida vai se normalizando e com isso os encontros com a galera em breve já serão uma realidade, e para que esse tempo novamente com os amigos seja especial, vou lhe indicar 11 jogos de tabuleiro para você jogar com a galera!

São jogos relativamente simples, fáceis de ensinar e que podem ser jogados em grupos maiores (3 ou mais pessoas) e que com certeza certamente trarão momentos de muita diversão, risadas e zueiras, bora conferir?

Sushi Go!

A picture containing table, text, indoor, sitting

Description automatically generated

Um jogo de cartas da DEVIR onde seu objetivo é conseguir mais pontos ao final da partida, e para isso você vai montar conjuntos de cartas que vão lhe render pontos diferentes. O grande barato é que as cartas da sua mão não ficam com você, você escolhe uma e passa as demais para o jogador ao seu lado…

SUSHI GO! é simples de entender e jogar, mas muito divertido (leia minha resenha completa sobre ele aqui).

Pega em 6

A picture containing text

Description automatically generated

Em PEGA em 6 da Papergames você precisa evitar as cabeças de boi, pois vence quem tiver menos pontos ao final da partida. Cada jogador recebe 10 cartas e 4 cartas são colocadas na mesa. Todos escolhem uma carta e revelam e essas cartas serão então posicionadas na mesa em ordem crescente.

Quando uma fileira tiver que receber a sexta carta o jogador que iria colocar a carta ali recolhe essa fileira e sua carta passa a ser a primeira carta da fileira. As cartas recolhidas são seus pontos, vencendo quem tiver menos ao final de 10 rodadas.

Para 2 até 10 jogadores, PEGA em 6 tem uma idéia bacana que vai deixar todo mundo tenso, escolhendo bem qual próxima carta jogar (leia minha resenha completa sobre ele aqui).

Lhama

A picture containing text

Description automatically generated

Mais um jogo de cartas da Papergames, em LHAMA cada jogador quer fazer menos pontos, que são as cartas que ficam na sua mão quando alguém zerar sua mão.

Cada um recebe 5 cartas e na sua vez você pode colocar uma carta na mesa (número igual ou o próximo), comprar uma carta ou sair da rodada.

Quando a rodada termina você recebe fichas pelas cartas na sua mão que representam seus pontos, e toda vez que zerar a mão pode devolver uma ficha, reduzindo seus pontos.

E não fique com a Lhama na mão, pois ela vale dez pontos!

Simples de entender mas viciante, você não vai querer jogar só uma partida de LHAMA (leia minha resenha completa sobre esse jogo aqui).

Codenames

A picture containing table, sitting, book, food

Description automatically generated

Duas equipes que precisam ser rápidas e encontrar todos os seus espiões primeiro, em Codenames da DEVIR.

Cada equipe tem um mestre que vai dar dicas para sua equipe descobrir as palavras corretas, mas cuidado pois a dica pode conter apenas UMA palavra e não pode levar sua equipe a descobrir as palavras da outra.

Um jogo muito interessante, onde a aparente simpes tarefa de dar dicas usando apenas UMA palavra vai se mostrar não tão fácil assim.

No Thanks!

A close up of a sign

Description automatically generated

Em No Thanks! da Papergames cada jogador deseja fazer menos pontos, e para isso deve evitar ao máximo pegar cartas. Na sua vez você pode pegar a carta da rodada ou colocar uma ficha sobre ela e passa-la para o próximo jogador. As fichas que vão se acumulando sobre a carta são pontos que você vai subtrair do seu total.

Passe as cartas adiante e adicione uma ficha, mas cuidado, se suas fichas acabarem você será obrigado a pegar aquela carta (leia minha resenha completa sobre esse jogo aqui).

Quix!

A picture containing little

Description automatically generated

Já brincou de STOP ou Adedanha? QUIX! Da TGM Editora é uma reimplementação dessa brincadeira mas com uma dinâmica fantástica, pois a cada rodada novos desafios surgem, então não basta apenas dizer “uma coisa que tem no banheiro com a letra A” talvez você precise ser rápido pois a letra pode mudar ou você precise usar a última letra da palavra que o jogador ao seu lado usou.

Para até 10 jogadores, QUIX!  é garantia de muita bagunça e risadas (leia minha resenha completa sobre esse jogo aqui).

Hanabi

A picture containing indoor, computer, table, computer

Description automatically generated

Hanabi é um jogo cooperativo da Papergames, onde todos jogam em equipe, onde nosso objetivo é montar um belo show de fogos de artifícios. Para isso você precisa dar dicas para os outros jogadores sobre quais cartas eles possuem.

O grande detalhe é que você não vê suas cartas, somente seus amigos, sendo assim, cada dica precisa ser lembrada com atenção, e cuidado, pois a quantidade de dicas é limitada.

Hanabi é um desafio para seu grupo se comunicar bem e prestar atenção nos mínimos detalhes (leia minha resenha completa sobre esse jogo aqui).

Histórias de Pescador

A picture containing indoor, sitting, table, cake

Description automatically generated

Quem nunca deu aquela exagerada na história? Mas em Histórias de Pescador da TGM Editora você precisa se livrar de todas as suas cartas, colocando-as na mesa viradas para baixo e anunciando o conteúdo ali, sem que ninguém veja.

Se alguém duvidar você precisará mostrar as cartas, se estiver correto joga mais uma carta fora e seu adversário compra uma, porém se for lorota, você pega suas cartas de volta e ainda compra mais cartas (leia minha resenha completa sobre esse jogo aqui).

Histórias de Pescador vai colocar à prova sua capacidade de levar seus amigos na conversa, com muitas risadas e histórias que ninguém vai acreditar.

Telma

A stack of flyers on a table

Description automatically generated

Em TELMA da DEVIR cada jogador escolhe seu apelido, que precisa ser lembrado por todos, pois quando duas cartas na mesa são iguais, quem falar o apelido do outro primeiro vence o duelo, e o perdedor recolhe todas as cartas.

Na próxima rodada todos adicionam um adjetivo ao seu apelido inicial e novamente cada jogador vai revelando sua carta, você terá boa memória para lembrar o apelido completo de todo mundo? Ou vai ficar pegando cartas? (leia minha resenha completa sobre esse jogo aqui).

Tinco

A stack of flyers on a table

Description automatically generated

Em TINCO da DEVIR todos jogam ao mesmo tempo e seu objetivo é conseguir 5 cartas iguais. Para isso cada jogador oferece uma quantidade de cartas que precisam ser iguais e quem aceitar troca com você essa quantidade de cartas.

Todos trocam ao mesmo tempo, numa verdadeira algazarra. 

Quem conseguir 5 cartas pega um pedaço do amuleto que está no centro da mesa. Quando o primeiro pedaço é recolhido todos podem pegar UM, mas não tem para todos, e quem ficar sem perde pontos (leia minha resenha completa sobre esse jogo aqui).

The Resistance

A person standing in front of a television

Description automatically generated

Em The Resistance da Galápagos Jogos você e seu grupo estão em um futuro distante onde a resistência se organiza contra o governo ditatorial e trabalha para derruba-lo, porém dentro da resistência existem espiões do governo que operam para frustrar os planos.

Cada jogador recebe um papel: Membro da resistência ou dos espiões, porém somente os espiões sabem quem são, e trabalharão para sabotar as votações de escolha dos grupos que vão nas missões, e quando participarem das missões votarão para que elas fracassem.

Você conseguirá distinguir quem é espião e quem é verdadeiramente leal?

E ai, gostou dessas opções? Já jogou alguma? Me conta ai!

SIGA meu Instagram e conheça o melhor sobre os jogos de tabuleiro!

Beijos,
@BrunaMuffin
Compartilhe a Dica!
Leia Também!
Deixe seu comentário