Qual é o seu limite?

Qual é o seu limite?

16 de setembro de 2016

NUNCA, jamais queira saber qual é o seu limite!

sinais_do_stress

O estresse é sério! Ele não é necessariamente uma doença mas, é o gatilho para desencadear várias delas e acabar com você de um dia para o outro. Muito além do que eu um dia cheio ou respostas grossas que recebem comentários do tipo (no caso de uma mulher): “Nossa, tá estressada? Deve ser TPM!”.

Infelizmente o estresse não é só uma resposta grossa ou uma fase da TPM. O estresse é uma inundação de hormônios como adrenalina e cortisol por todo o seu corpo. Quando a pressão emocional se torna constante, nosso coração acelera, os músculos contraem, literalmente ficamos tão tensos que o nosso sistema nervoso reage liberando hormônios como uma maneira de dizer: “Miga, pega leve que aqui dentro o bicho tá pegando!”

Quando digo que os seus músculos irão contrair, não é só aquela sensação de contração de quando fazemos exercício. É uma contração que dificulta que os nossos órgãos trabalhe normalmente e isso reflete em: Falta de apetite ou aumento dele, retenção de líquidos (inchaço), irritação fácil, perca de memória (sim, você começa a esquecer todos seus compromissos), tonturas e náuseas são comuns e muitos outros sintomas. Estresse é perigoso e muito sério!

“Mas Muffin, por que você está falando tudo isso?” – Miga, segura aqui na minha mão… Eu tô sofrendo seriamente de estresse! SIM, eu estou doente e fui eu mesma que me causei isso por ser tão cabeça dura e achar que tudo é para ontem. A ansiedade, que na minha pele estoura em forma de Dermatite Atópica (já falei disso aqui no blog), dentro de mim estoura em sentimentos de querer tudo o mais rápido possível. Quando entrei no último ano do colégio, coloquei na cabeça de que já estava na hora de virar adulto e conquistar o mundo. Arrumei meu primeiro emprego, passei a estudar focada na formação do ensino médio e dei um gás no blog como um super-projeto pessoal que seria um projeto de negócio. Saí da escola e fui direto para a faculdade. Durante os 4 anos de curso eu fiz 3 estágios, um seguido do outro, sem tirar férias, fiz milhares de cursos, me dediquei fortemente a vida profissional e, além do resultado mega positivo que foi a efetivação no trabalho, eu obtive o seguinte saldo: 5 anos sem férias, sem descanso; Dores por todo o corpo, inchaço pela retensão de líquido e por prisão de ventre; Engordei tanto que a bariátrica foi a única solução; Perdi amigos pelas respostas grossas e “patadas” nas horas erradas; Meu cabelo caiu, minhas unhas ficaram fracas e, de novo, dores por todo o corpo; Eu perdi o sono.

Deu para entender que a minha vida mudou drasticamente? Eu estava em modo automático e NADA tinha efeito sobre mim. Era horrível!

Acho que o momento em que minha cabeça deu o verdadeiro estalo avisando que era hora de parar quando eu perdi o sono e, as mínimas vezes que dormia, tinha pesadelos horríveis com acidentes, brigas, machucados, animais e até sonhava que estava vomitando areia. Vê se pode isso! Terrível!

O estresse me consumiu tanto que eu fiquei sem objetivo nenhum na vida que fosse para o meu bem a não ser trabalhar e estudar. Mas, sabe o que foi o fator decisivo para que eu desse o primeiro passo contra essa coisa horrível? Eu marquei minhas férias! Sim, férias!

Eu pisei no freio e comecei a organizar minhas vida sempre me colocando em primeiro lugar. Por mais que isso pareça meio individualista ou narcisista, colocar-se em primeiro lugar é o maior passo que você pode dar.

Esse post é um alerta para que você se observe e analise tudo o que anda fazendo. Cuide-se! O estresse é o seu limite do corpo e você JAMAIS irá querer conhecer isso.

Espero que tenha gostado. Não esqueça de comentar!
Beijos,

Beijos,
@BrunaMuffin
Compartilhe a Dica!
Leia Também!
6 comentários
  1. 16 de setembro de 2016

    Ain Bru, para ser bem sincera.. eu também estou sofrendo de estresse. Já passei por isso no ensino médio. Depois que ganhei uma bela gastrite e muitas dores, prometi pra mim que jamais faria tudo daquele jeito, . haha Hoje tenho passado pela mesma coisa, mas toda vez que penso em parar, me controlar, algo acontece… como sou muito ansiosa, já viu né…

  2. 16 de setembro de 2016

    Eu também sofro muito com minha ansiedade. É lasca, queria ser uma pessoa zen, [ops]

  3. 17 de setembro de 2016

    A ansiedade é nossa maior inimiga nesse danado século XXI viu 🙁

  4. 17 de setembro de 2016

    Estresse é uma coisa complicada, ultimamente to muito estressada e isso prejudica muita coisa. Bj

  5. Bruna Fernandes
    19 de setembro de 2016

    É difícil né, Jéssica? Precisamos tirar um tempo para nós! Beijos

  6. Bruna Fernandes
    19 de setembro de 2016

    Oi Bianca, é difícil né? Mas no final tudo dá certo! Beijos

Deixe seu comentário