Como planejar uma rotina realista

Como planejar uma rotina realista

08 de março de 2023

Talvez esse seja o maior desafio da “mulher moderna” (ou devo dizer: mulher do séc. XXI?) – É quase que impossível equilibrar todos os pratinhos da vida sem se quer dar uma derrapada.

Quem nunca foi cobrada por um terceiro dizendo “é só dar um jeito que você consegue ir na academia” sendo que a pessoa nem imagina como é a sua rotina. Acertei?

Posso dizer por mim que, morando em São Paulo, é quase impossível você não gastar mais tempo em transporte, seja ele público ou próprio, para chegar em alguns lugares. Ah, sem falar que é raro os casos de pessoas que trabalham perto de casa. Chega a ser um ponto a ser comemorando e de espanto quando alguém fala “eu moro perto do escritório”.

A rotina se tornou romantizada no TikTok com vídeos perfeitos da galera “5 a.m club”, ou traduzindo, a galera que é fã de acordar às 5 horas da manhã para viver uma vida intensa. Ok, essa eu passo! Meu sono é extremamente precioso, inda mais por um trabalho que exige demais dos meu olhos vidrados em telas… Ficar com eles fecados pe quase uma dádiva rs!

O que eu quero trazer neste post aqui, além de uma bela reflexão sobre romantiar rotinas é que, ter a rotina em si nos faz alcançar objetivos. Essa organização de fato é importante, porém temos que ser realistas e respeitarmos nosso corpo e principalmente nossa saúde mental.
O famoso “quando a cabeça não pensa, o corpo padece”, entende?

O primeiro passo para ter uma rotina realista é entender seus limites. O meu por exemplo é a necessidade de uma boa noite bem dormida e de pelo menos algum tempo sozinha, sem ninguém me chamar, já que passo quase 14 horas do meu dia com pessoas me chamando e falando diretamente comigo.

Entenda seus horários e a geografia das coisas.
Geografia? Como assim? – Onde vc mora? Onde você trabalha? Onde você estuda? Que lugares você frequenta? A locomoção entre esses espaços deve ser considerada, sim!

E, depois de duas dicas de ouro, vamos à uma lista de outras dicas que irão fazer a diferença:

  • Comece pelo básico: Um dia de cada vez, não se cobre tanto!
  • Leve água para todos os lugares que você for
  • Estipule horários e cronometre isso. Seja pontual, coloque alarmes no celular se necessário.
  • Matenha uma alimentação saudável para aguentar a “porrada” de uma rotina
  • Se passar o dia todo fora de casa, opte por sair com uma mochila. Uma simples bolsa é lindo, mas não vai dar para vc carregar tudo que é necessário para manter-se bem o dia todo
  • Dormir é preciso! Se você chega em casa tarde e dorme tarde, esqueça a ideia de ser uma pessoa matinal. Opte por dormir e estrá tudo bem! Segundo especialistas, o ideal é dormirmos de 6 a 8 horas por noite. Fica a dica!
  • Nem todo mundo consegue ir a academia e tá tudo bem! Faça exercícios em casa! Manter-se ativo por 30minutos já é uma diferença. Caminhadas leves, exercícios na sala, no quarto. Faça o que puder, mas faça! Não precisa se locomover 5 horas da manhã para uma super academia e depois passar o dia inteiro morrendo de sono.
  • Anote tudo, planeje o dia, a semana, o mês com antecedência! Eu por exemplo uso o “Guia My Glow Up” para me organizar diariamente e tem funcionado demais.

E aí? Qual sua dica para manter uma rotina realista e acessível? Me conta!
Espero que tenha gostado!
Beijos,

Beijos,
@BrunaMuffin
Compartilhe a Dica!
Leia Também!
Deixe seu comentário