Como a criatividade e a liberdade dos influencers têm transformado o TikTok na estrela da publicidade

Como a criatividade e a liberdade dos influencers têm transformado o TikTok na estrela da publicidade

04 de março de 2022

Antes surpresa, o TikTok já é, atualmente, uma das principais redes sociais acessada pelos brasileiros. A receita do sucesso é muito simples: a maioria dos vídeos tem apelo a situações cotidianas e, por isso, a identificação com o público é ainda mais fácil. A brincadeira fez surgir uma nova leva de humoristas que usam a plataforma de vídeos curtos para criar conteúdos engraçados com temas cotidianos e, até mesmo, de cunho social.

Maria Eugênia Cordeiro (@Mariaeucor) é uma das figuras que proporciona muitas risadas diariamente na rede. A influenciadora digital ganhou visibilidade no início da pandemia de um jeito real, simples e bem humorado: vídeos gravados pela noiva Yasmin, que filmava Maria Eugênia comendo enquanto dublava os trejeitos da influenciadora, logo viralizaram, conquistando muito rapidamente 1.5 milhões de seguidores.  A influencer, que já produzia conteúdo para a internet desde 2016, viu aí uma oportunidade e aproveitou para produzir com mais frequência vídeos e esquetes de humor. “Fazer sucesso em qualquer rede é sobre trabalho duro e persistência, mas principalmente sobre ser leve, real e criativo. Acho que essa foi a principal diferença do TikTok, no momento em que as pessoas estavam precisando de conteúdo simples e leve, mas que de alguma forma gerasse identificação”, ela aponta.

@mariaeucor Amo tanto esses filtros 🥵❤️ #hair #ruiva #loira #fy ♬ Love You So – The King Khan & BBQ Show

Mas para além do humor e das dancinhas, a rede de vídeos tem um trunfo que até então era desconhecido pelo Instagram: ao contrário da rede de fotos onde quem dá as cartas é a ostentação, o luxo e a ideia de perfeição, o TikTok mostrou um lado completamente diferente, onde os conteúdos que exploram situações cotidianas banais, como os vídeos de @mariaeucor comendo e sendo dublada pela namorada, geram identificação e proximidade com público. Para ela, a liberdade de ser vulnerável, sem muito julgamentos, está diretamente ligada ao sucesso da rede. “No Tiktok conseguimos viver sem muitos filtros, quanto mais vulnerável o conteúdo é, mais resultado ele dá. E, apesar de muitas vezes ser relacionado a uma rede social mais ‘Jovem’, na verdade é só é um espaço mais alegre para todas as faixas etárias”, diz.

@mariaeucor … 🤭 #fy #humor Ib: @Natflix ♬ som original – rm 💥

Dados recentes mostram como o TikTok vem se posicionando como uma rede social cada vez mais relevante no consumo das pessoas. Um formato de propaganda mais rápido, curto e que não interrompe o usuário no consumo de informações ou conteúdos é o que vem se mostrando mais eficaz. Hoje a rede já consome, por exemplo, mais tempo de usuários que o Youtube, que há alguns anos era a rede com maior tempo de tela assistido. Maria Eugênia, que utiliza a rede, assim como o Instagram, como principais ferramentas de trabalho, acredita que o trunfo do TikTok para as marcas é a liberdade que os influencer têm para trabalhar os conteúdos pagos.  “É muito importante que tenhamos essa liberdade para trabalhar o conteúdo, já que cada influenciador é quem sabe melhor o que funciona para seu público. As marcas normalmente usam marketing de geração X, então tem um pouco de dificuldade. O lado bom é que estão começando a se adaptar com esse novo formato, assim como muitos influenciadores gigantes do instagram/youtube só agora estão pensando em dar uma chance para a nova rede”.

@mariaeucor Só entra se tiver lacrando nessa escola 😮‍💨 #fyp #euphoria #fy #casal ib: @dubovickk ♬ And why arent you in uniform – No context Spongebob

A ideia parece mesmo certa, já que só em 2021 a receita da Bytedance (proprietária do TikTok) aumentou seus lucros em cerca de 60% (chegando a US$ 63 bilhões de dólares), alcançando os níveis similares de receita da Meta (ex-Facebook), controladora de Instagram e Facebook.

Sobre Mariaeucor

Aos 24 anos, a influencer de beleza e lifestyle de Joinville, em Santa Catarina, já acumula mais de 292 mil seguidores no Instagram e mais de 1.5 milhões no TikTok, e se destaca na região por grandes parcerias com marcas como Disney, Yves Saint Laurent, Avon, Riachuelo, Calvin Klein, Melissa, Granado – só para citar algumas. Criadora de conteúdo desde 2016, ela traz uma visão de mundo baseado em seu lifestyle: uma mulher fora dos padrões da sociedade, levantando bandeiras sobre empoderamento feminino, relação saudável do amor próprio e autocuidado, a feminilidade dentro do mundo LGBTQIAP+ e moda para corpos livres e mentes abertas. Com um portfólio gigantesco de jobs entregues, ela impressiona pela audiência mensal e fiel de em média 17 milhões de contas alcançadas organicamente, conquistando uma base média mensal de 30 milhões de impressões e um crescimento mensal de cerca de 20 mil seguidores ao mês.

Instagram: @mariaeucor
Tiktok: @mariaeucor \ @mariaeugeeniaaa
Site: https://www.mariaeucor.com/

Beijos,
@BrunaMuffin
Compartilhe a Dica!
Leia Também!
Deixe seu comentário