Martim Gil, o jovem Chef que é sucesso nas redes

Martim Gil, o jovem Chef que é sucesso nas redes

27 de setembro de 2022

ATENÇÃO: Este post é altamente saboroso e após ler e assistir aos vídeos do Martim, você terá uma vontade louca de comer algo muito gostoso! 😂

Se tem uma coisa que eu AMO do fundo do coração é ver a galera novinha se destacando em diferentes áreas profissionais por pura paixão. Acho que quando a gente faz o que ama, por mais puxado que seja, fazemos com amor. E, quando descobrimos nossa vocação tão cedo, colocamos 100% da nossa energia em fazer aquele sonho profissional se tornar realidade.

Tenho certeza que com o Martim foi a mesma coisa! Com apenas 20 anos, o gaúcho de Canela tem um estilo próprio e um verdadeiro DOM pra cozinha.

Eu me lembro da minha reação vendo o vídeo do Martim que apareceu no meu For You do TikTok. Eu simplesmente assisti até o final e falei “não, pera, de novo, não é possível!” – Eu fiquei presa em ver ele cozinhar de uma forma muito leve, usando as roupas do estilo que eu curto e ao som de Drake. Um verdadeiro ÍCONE de estilo e gastronomia.
Não pensei deuas vezes, já comecei a seguir e curtir todos os vídeo (principalmente o risotto de pêras e gorgonzola. Minha comida favorita ever!)

@martimmgil 🍚❤️🤌@dudagludwig #fy #fyp #food #cooking #risotto ♬ Incendeia – MC Kevin o Chris

No dia seguinte mandei uma DM para o Martim e aqui está a entrevista IMPECÁVEL que ele me concedeu com exclusividade:

Martim, você tem só 20 anos, de onde surgiu essa paixão pela cozinha?
> Minha vida toda eu vi meu pai cozinhando bastante, fazendo evento em casa, pra muita gente. Sempre tive muito amor por isso! Ele que me introduziu neste mundo.

Você morou em Praga, certo? Foi para estudar?
> Eu morei em Praga, na República Tcheca. Fiquei lá um ano! Fui sozinha, sem meus pais e digo que foi a coisa mais importante para minha formação como cozinheiro. Eu tive a oportunidade de experimentar cozinhas do mundo todo lá! Expandi muito minha visão, eu me aperfeiçoei ainda mais, pratiquei muito na cozinha, porque tinha um hábito de se cozinhar para família e tudo mais.
Cozinhava um pouco de tudo, de comida brasileira a comidas típicas de lá. Culinária do mundo todo mesmo!

Você fazia outra faculdade antes de fazer gastronomia. Qual curso era? Como foi essa decisão de mudar de curso?
> Eu cursava Comércio Exterior na FEVALE, uma universidade de Novo Hamburgo. Eu não estava muito feliz com o curso… Fiz três semestre dele e, toda vez que voltava para casa eu sempre cozinhava. Isso é realmente o que eu gosto de fazer, mas não percebi isso na época. Para mim era só um hobbie! Uma hora eu olhei e pensei em tentar ter essa paixão como algo mais profissional.

Quais são suas maiores referências na cozinha?
> Minhas maiores referências são o Chef sueco Christopher Åström (@christopherastrm) e o brasileiro Dário Costa (@dario_costa).

Qual o prato que você mais AMA fazer?
> Não sei se eu tenho um prato que eu mais amo fazer… Ultimamente trabalhei com POLVO e eu estava com muita vontade disso. Eu gosto muito de trabalhar com frutos do mar, mas também gosto de trabalhar com outras proteínas como carne de gado, de porco… Risotos e massas eu amo! Ah, eu não gosto muito de fazer salada, sabia?!

Qual o prato mais difícil que você fez? Aquele que te deixou doido no meio do processo!
> Bife Wellington! Eu fiz para comemorar os 500mil seguidores no TikTok e é um prato que exige muita técnica, tem muitas coisas que podem dar errado durante a receita.
No meu caso deu tudo certo, consegui fazer tudo certinho mas, foi com muito esforço e concentração. De fato, foi o prato mais difícil que eu já fiz!

Conta uma coisa que NINGUÉM conta sobre a faculdade de gastronomia.
> Ninguém te conta que é MUITO puxado! Tem gente que fala “Ah, tô afim de cursar gastronomia e administração… Gastronomia é só por diversão!” NÃO, não dá certo! A gastronomia meio que vira tua vida. É muito puxado! Tem muita aula teórica, prática, aulas complementares… Tem que se dedicar mesmo!

Quando seus vídeos começaram a bombar no TikTok e no Instagram, como foi sua reação?
> Eu não entendi muito bem quando meus vídeos começaram a bombar no TikTok, tanto que eu postei meio que por acidente! Eu tinha gravado um vídeo exatamente no mesmo dia em que eu fui me matricular no curso de gastronomia na faculdade. Voltei para casa à noite e só ia postar no Instagram. Minha namorada deu a ideia de postar no TikTok para ver o que dava! Foi aí que ele foi parar na “For You”, a página principal. Acabou que eu nem postei ele no Instagram!
Meus primeiros 20 vídeos foi SÓ no TikTok. O primeiro que eu fiz bombou bastante e aí no dia seguinte eu já corri fazer outro e depois outro e outro… E aí fui fazendo praticamente todos os dias isso e quando vi criei uma comunidade de seguidores!

Já está “colhendo os frutos” de ser um influenciador de gastronomia?
>SIM!! Eu fui convidado para uma oficina-show aqui em Gramado, tô sendo bastante reconhecido… Ah, vou fazer outra oficina-show no FESTURIS, que é o Festival de Turismo aqui de Gramado, será em Novembro!
Várias publicidades legais aparecendo e estou conseguindo falar com pessoas que são meus ídolos. Isso está sendo uma experiência muito legal!

Você acha que seu estilo deu um toque diferente nos seus conteúdos? As roupas, o cabelo, o sinalzinho e até as músicas de fundo são style demais!!!
> Uma coisa que eu vi que daria certo é o meu estilo, as roupas que eu uso, as músicas que coloco, meu jeito… O sinalzinho, minha marca registrada, está desde o primeiro vídeo! Foi algo muito natural. Eu estava meio que sem fazer ali no vídeo e mandei o sinalzinho, nisso vi que todo mundo gostou nos comentários e no vídeo seguinte já fiz de novo!
Eu prezo muito em por músicas que a gurizada da nossa idade curte, usar roupas que refletem meu estilo. As pessoas gostam disso!

Seus 3 restaurantes favoritos em Canela e Gramado.
> Recentemente eu fui no CATHERINE (@catherinegramado) aqui em Gramado, o Capullo em Canela (@capullocanela) e o Magnólia (@magnoliacanela), aqui em Canela também.
E claro, uma menção honrosa ao Empório Canela (@emporiocanela)!

O Martim é um Chef e tanto! Eu desejo muito sucesso para ele e, se Deus quiser, no futuro vou falar: Fui a primeira a entrevistar ele!
SIGAM MUITO ELE, POIS VALE A PENA!

Beijos,
@BrunaMuffin
Compartilhe a Dica!
Leia Também!
Deixe seu comentário